Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de julho de 2015

SQL Server: Auditando alterações no Banco de Dados

Após finalizar os ajustes em um sistema, é chegada a hora de gerar um pacote para publicação. Geralmente o código fonte é armazenado em um controlador de versão, o que facilita na hora de "lembrar" e separar os arquivos que sofreram alterações ao longo do processo de desenvolvimento.
No caso do banco de dados, caso o desenvolvedor não mantenha um controle dos scripts das alterações realizadas no banco de dados, a chance de uma procedure, tabela ou função a ser alterada em produção ser esquecida é muito grande.
Dado este inconveniente, algumas empresas distribuem/comercializam softwares e plugins responsáveis por auditar a base. Ou seja, todas as alterações realizadas nos objetos do banco de dados são registrados e posteriormente é possível obter um script assertivo das mudanças a serem realizadas no ambiente de produção.
Porém, na ausência de um plugin ou software para auditoria das alterações realizadas em base, é possível se guiar pelo objeto sys.all_objects.
Ao realizar a consulta abaixo, o SQL Server traz todos os objetos que foram criados/alterados no banco de dados em relação ao período utilizado no filtro da consulta.
SELECT
    name,
    create_date,
    modify_date
FROM sys.all_objects
WHERE create_date > '[[Data]'
or modify_date > '[Data]'

Nenhum comentário:

Postar um comentário