Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2015

JavaScript e OO: Adicionando métodos ao objeto


Na post anterior vimos como criar objetos e manipular suas propriedades através do JavaScript. Porém, "nem só de propriedades viverá um objeto"! Um objeto pode possuir também um ou mais métodos/funções. Por exemplo:

Pensemos num objeto "Carro". Um carro geralmente possui as seguintes características:
  • Ano
  • Cor
  • Fabricante
  • Modelo
Traduzindo estas informações nas propriedades de nosso objeto no JavaScript, teríamos algo mais ou menos assim:
var carro = {
    ano: 0
   ,cor: ""
   ,fabricante: ""
   ,modelo: ""
};
Porém, todo carro que se preze realiza algumas "ações básicas" como:
  • Desligar
  • Ligar
  • Buzinar
No JavaScript, a sintaxe básica para a criação de uma função ou método é: 
function ["nome da função"]([parâmetros]) {
 [Corpo da função]
}
A definição de uma função em um objeto JavaScript não é muito diferente. Abaixo demonstro como seria a implementação das funções necessárias para nosso objeto  (desligar, ligar, buzinar):
var carro = {
    ano: 0
   ,cor: ""
   ,fabricante: ""
   ,modelo: ""
   ,desligar: function(){
       console.log("O carro foi desligado");
   }
   ,ligar: function(){
       console.log("O carro foi ligado");   
   }
   ,buzinar: function(){
       console.log("O carro buzinou");   
   }
}
Após a criação do objeto, para invocar os métodos de nosso objeto, basta utilizar a sintaxe "[objeto].[método]". Ao executar o comando "carro.ligar()", será exibido no console do navegador a mensagem "O carro foi ligado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário